3.5 milhões de interações em 48 horas: a rede de ataques ao Felipe Neto no Facebook

O volume assusta – ainda mais se considerarmos que são apenas 48 horas. Nelas, foram mais de 477 grupos e páginas ativados por conteúdos que tinham um único objetivo: atacar Felipe Neto. Enquanto o próprio Felipe Neto denunciava o volume absurdo de vídeos que o atacavam, um volume tão impressionante quanto esse de links, notícias falsas e matérias sensacionalistas circulava por entre grupos do Facebook.

Essa ofensiva gerou resultados impressionantes: foram mais de 3.5 milhões de interações geradas nesse curto período. O alvo principal desses conteúdos foram grupos do Facebook (76,52%) em detrimento de páginas públicas (18,45%), o que dificulta consideravelmente o monitoramento e a suspensão de perfis que publiquem qualquer tipo de conteúdo calunioso.

rede formada por páginas e grupos que veicularam ataques e críticas ao Felipe Neto nas últimas 48 horas

O perfil das páginas e grupos também não é surpresa para ninguém. As palavras mais usadas nos nomes dos grupos são Bolsonaro, Brasil, Aliança, Presidente, Apoio, Direita, Jair, Deus e Pátria. Já entre as páginas os termos mais comuns são Brasil, Direita, Bolsonaro, Aliança, Frases, News e Notícias.

termos mais utilizados nos nomes de grupos e páginas utilizados para veicular as notícias analisadas

Em suma, não é necessário uma análise muito mais profunda para entendermos a hipótese que se desenha aqui. Felipe Neto foi e está sendo alvo de uma ofensiva coordenada, muito bem articulada e com um potencial significativo.

PROPOSTA: Foram analisadas as 20 notícias com maior circulação nas redes sociais online durante os dias 27 e 28/julho envolvendo o nome de Felipe Neto. A partir dessa coleta foram analisadas, individualmente, por onde essas notícias teriam circulado no Facebook.

13 comentários

  1. Esses criminosos nojentos que ficam espalhando notícias falsas e destilado ódio devem ser punidos! Esse tipo de coisa acaba com reputações e pode até causar mortes. Você pode não gostar do Felipe Neto, esse é um direito seu, no entanto, atacar uma pessoa de maneira tão baixa, só mostra sua falta de caráter. Hoje em dia, o Facebook parece ser a rede social com mais pessoas sem caráter que geralmente sabem que algo é mentira, mas ainda publicam como se fosse verdade. E há também aqueles que são o cristal da ignorância no estado mais puro que existe, pois ver algo e tomar aquilo como verdade sem nem mesmo questionar ou procura saber se é ou não verdadeiro.

    Curtir

    • Eu sou solidário a vc Felipe Neto. Ninguém merece receber um massacre virtual. Mas vc não está só. Em 2018, Haddad e Manu sofreram estes ataques diariamente num ritmo frenético. E toda sociedade e toda mídia se calaram porque no momento interessava tirar o PT. Olha só o monstro que foi criado. E sabe quem vai destruir este monstro? Nós. O PT

      Curtir

    • Força,Felipe.Isso é coisa de canalhas,de mentes deturpadas,e sem capacidade de ter empatia.Mas mostra,acima de tudo a sua força,sua capacidade de travar o bom combate.Força.Todos somos Felipe Neto.

      Curtir

  2. Enfrentar tantos robôs não é fácil, mas é necessário para expor cada vez mais essa prática financiada e dirigida por interesses que, além dê antidemocráticos, descambam para o banditismo !!!

    Curtir

  3. Força,Felipe.Isso é coisa de canalhas,de mentes deturpadas,e sem capacidade de ter empatia.Mas mostra,acima de tudo a sua força,sua capacidade de travar o bom combate.Força.Todos somos Felipe Neto.

    Curtir

  4. Poxa ja sabe quem faz e se sabe que é errado eu não entendo tanta dificuldade de punir quem faz isso ja q ta errado. Não sou ingênua sei que são mts interesses sórdidos em jogo. Mas não consigo entender e aceitar as pessoas que sempre agem agredindo se defendendo agredindo causando mais e mais caos ganhando dinheiro e mais dinheiro em detrimento de pessoas que passam mais e mais dificuldade. Eu realmente não entendo como essas pessoas colocam a cabeça no travesseiro a noite e dorme. Até suspeito que só com remédios mesmo. Poxa todos respiram o mesmo ar se o planeta colapsar todos vão junto. Que cegueira isso sim são trevas. Olha que nem sou católica.

    Curtir

Deixe um comentário