Bolsonarismo mira influenciadores financeiros para disseminar fake news

Os principais portais a espalharem fake news sobre o Auxílio-Reclusão até aqui são: Investor, AntenaPolíticaBr, MichelTeixeira, TopNews, OcpNews e AgoraNotíciasBrasil. São sites extremamente bolsonaristas, mas o portal Investor se destaca e só surgiu em novembro. Por que?

Essa abordagem “econômica” vem sendo utilizada pelo bolsonarismo desde o fim das eleições, tentando atrair críticos à política econômica do novo governo para dentro do terrorismo bolsonarista. Aqui, a tal fintwit cada vez mais embarca no golpismo bolsonarista.

Desde então foram 164 matérias focadas em fomentar um golpe das FFAA e atacar a democracia, com ataques ao STF e Moraes. Em destaque, Lula é citado 71 vezes, Bolsonaro 28, Moraes 14, Forças Armadas 11 e STF 9. Nenhum termo remete ao tema “investimentos”. Mas por que esse nome?

Não é a primeira vez que atores ligados ao “campo de investimentos” flertam com o bolsonarismo e utilizam justificativas econômicas. No grafo, atores ligados a esse universo passam a dialogar com o bolsonarismo e, por consequência, expandir o alcance desse cluster e por consequência de fake news como a do Auxílio-Reclusão. De maneira geral: o bolsonarismo enxerga na fintwit e em alguns supostos influenciadores financeiros uma nova porta de disseminação para notícias falsas e ataques contra adversários.

Deixe um comentário