Vini Jr. e o episódio de racismo se impõe no debate digital

Dois pontos importantes nas menções ao Lula nas últimas 24h: 1-) o peso da manifestação do presidente condenando o racismo contra Vini Jr. (azul, lilás) e; 2-) como a tentativa de parte da imprensa (amarelo) de emular Zelensky como tema de importância nacional não encontra eco nas redes.

1-) a manifestação de Lula – e do governo federal – em defesa de Vini Jr. traz o engajamento de atores não-polarizados. São perfis que elogiam e repercutem a atuação do governo federal no episódio. O acerto no tema vai gerar até mesmo ataques de um outro cluster: o amarelo.

2-) uma parcela da imprensa tenta emular um debate sobre Zelensky, Lula e G7 que não aconteceu nas redes de maneira orgânica. Curiosamente, lembra o “frenesi sintético” que buscava impulsionar a candidatura de Moro ao cargo de presidente em 2022.

Esse debate que recebe uma atenção desproporcional de parte da imprensa brasileira serve para municiar o campo bolsonarista de conteúdo, aumentando claro o volume de interações nestes portais.

O racismo sofrido por Vini Jr. vai gerar um buzz, nas últimas 24h, que acaba por sepultar essa tentativa de emular um debate sobre Zelensky. Ironicamente, o Antagonista – um dos que tentam emular Zelensky – será um dos que criticou Lula por se manifestar em defesa de Vini Jr..

Deixe um comentário