Quais as páginas do Facebook que mais impulsionaram notícias falsas?

O gráfico abaixo mostra quais são as páginas/grupos do Facebook que geraram maior número de compartilhamentos para um conjunto de notícias do site Jornal da Cidade Online, aquele denunciado por fake news com a ajuda do @slpng_giants_pt. Vocês tem alguma dúvida de quais são?

Para essa análise rápida usei as 10 matérias deles que mais tiveram compartilhamentos no último ano. Foram quase 14 milhões de compartilhamentos apenas nessas matérias. O destaque? Grupos do Aliança Pelo Brasil.

Na ordem, os canais de disseminação desses conteúdos que mais se destacaram os grupos: Aliança Pelo Brasil, Somos Bolsonaro, Aliança pelo Brasil 38, Grupo de apoio ao Presidente Jair Bolsonaro Soldado de aço, ALIANÇA PELO BRASIL [OFICIAL] e GRUPO OLAVO DE CARVALHO.

É interessante observar também as páginas mais, digamos, EMPENHADAS em divulgar o Jornal da Cidade Online: PT NUNCA MAIS, Bolsonaro Manauara, Eu MORO no Brasil, República de Curitiba, Avança Brasil, LAVA JATO não pode acabar e afins.

Vamos recapitular então: o portal Jornal da Cidade Online recebia verba pública para fazer perseguição política contra adversários e assassinar reputações, enquanto o bolsonarismo promovia o portal e reforçava o alcance e, consequentemente, a arrecadação desses portais. Hum..