Como se descrevem os usuários que citam Bolsonaro no Twitter?

Como se identificam os usuários que citaram Bolsonaro durante determinado período? Uma forma interessante de analisarmos o grafo abaixo é analisando como os usuários se descrevem e seus interesses no Twitter, por meio de suas bios. Para tal, foram coletadas as menções à Bolsonaro no Twitter durante o dia 07/06.

Agrupamento bolsonarista: pouco mais de 22% do grafo registrado no último domingo. Os usuários nesse agrupamento usam exaustivamente termos como: Direita, Brasil, Bolsonaro, Conservador, Família, Patriota, Anti, PT, pai, mãe, Jesus, Fé, Cristão

Se vocês observarem, parte significativa da insossa rede lavajatista também tentou promover Moro durante o dia de ontem. Eles forma um agrupamento interessante, de pouco mais de 7% do total.

É interessante que, por mais que tente, esse agrupamento não se desloca por completo do bolsonarismo porque.. se define basicamente como ele. Aqui também estão termos como Brasil, vida, direito, política, Anti, Bolsonaro, Mãe, Conservador, Casado, entre outros.

Por fim o que podemos chamar, de forma extremamente generalizada – e por isso limitada em sua análise – de antibolsonarismo. Veja: aqui não predominam valores morais ou ideológicos, imposições religiosas ou o ódio presente no termo “anti”.

São usuários comuns dentre tantos outros que, claro, se manifestam e se definem politicamente. Mas que, ainda assim, se camuflam em meio aos flamenguistas, usuários de Instagram, professores, jornalistas, fãs, torcedores, entre tantos outros. Seriam todos comunistas?