Um portal que muitos provavelmente sequer sabem da existência se chama Plantão Ao vivo. No entanto, esse portal produziu de dez/19 para cá 6.7 mil artigos com mais de 133 milhões de compartilhamentos. E isso tudo sem sequer ter uma página forte no Facebook. Como? Na imagem abaixo, as principais notícias em volume de compartilhamentos nos últimos seis meses.

A principal porta de disseminação desses conteúdos são grupos. Grupos, de preferência, religiosos e abertos. Neles, inúmeros perfis falsos compartilham dezenas de vezes as publicações feitas pelo portal. Lá estão enquetes e temas que vão do bolsonarismo ao petismo sem piscar. O gráfico abaixo mostra as principais páginas e grupos com mais de 20 publicações com links do site na última semana.

O grafo abaixo nos ajuda a entender: em vermelho os grupos utilizados para disseminar o conteúdo (+65%) e em verde, as páginas (+32%). O tamanho do nome demonstra o volume de interações produzidas nesses grupos. Ele é formado a partir dos grupos e páginas onde foram divulgadas as 10 principais notícias da última semana no portal em volume de shares.

Mais uma vez o papel central de grupos abertos no Facebook se torna visível, seja pela ativação de conteúdo ou pela formação destes. Fato é que hoje apresentam um potencial enorme de engajamento para blogs e portais que podem lucrar – e muito – com mídia.
