Um portal com mais de 166 milhões de shares mesmo fora do Facebook. Como?

Um portal que muitos provavelmente sequer sabem da existência se chama Plantão Ao vivo. No entanto, esse portal produziu de dez/19 para cá 6.7 mil artigos com mais de 133 milhões de compartilhamentos. E isso tudo sem sequer ter uma página forte no Facebook. Como? Na imagem abaixo, as principais notícias em volume de compartilhamentos nos últimos seis meses.

Principais notícias em volume de compartilhamentos nos últimos seis meses

A principal porta de disseminação desses conteúdos são grupos. Grupos, de preferência, religiosos e abertos. Neles, inúmeros perfis falsos compartilham dezenas de vezes as publicações feitas pelo portal. Lá estão enquetes e temas que vão do bolsonarismo ao petismo sem piscar. O gráfico abaixo mostra as principais páginas e grupos com mais de 20 publicações com links do site na última semana.

Páginas e grupos com mais de 20 publicações com links do site na última semana

O grafo abaixo nos ajuda a entender: em vermelho os grupos utilizados para disseminar o conteúdo (+65%) e em verde, as páginas (+32%). O tamanho do nome demonstra o volume de interações produzidas nesses grupos. Ele é formado a partir dos grupos e páginas onde foram divulgadas as 10 principais notícias da última semana no portal em volume de shares.

Mais uma vez o papel central de grupos abertos no Facebook se torna visível, seja pela ativação de conteúdo ou pela formação destes. Fato é que hoje apresentam um potencial enorme de engajamento para blogs e portais que podem lucrar – e muito – com mídia.