Quais os grupos que mais receberam vídeos sobre “tratamentos alternativos” para covid-19?

Em uma análise rápida e preliminar, busquei analisar os 20 vídeos do Youtube que mais tiveram visualizações e que abordavam tratamentos e curas alternativas e não comprovadas para o COVID-19.

No grafo abaixo estão os grupos e páginas do Facebook que receberam maior volume de vídeos sobre “cura” ou “tratamentos” à COVID-19 durante os últimos cinco meses.

Como podemos observar, três agrupamentos significativos se mostram em um primeiro momento. O primeiro – e o maior deles é marcado por uma forte presença de páginas e grupos bolsonaristas e/ou de apoio ao prometido partido de Jair Bolsonaro, o Aliança Pelo Brasil. Já o segundo agrupamento com maior presença tem um caráter religioso, enquanto o terceiro agrupamento aqui descrito conecta profissionais da saúde a outros grupos que também denotam apoio ao suposto partido de Jair Bolsonaro no próximo período.

PROPOSTA

Foram coletados os 10 principais vídeos com os termo “tratamento AND coronavírus” e os 10 principais vídeos com os termos “cura AND coronavírus“, excluídos dessa lista os vídeos produzidos por canais ligados à imprensa tradicional, onde se destacam Band, Jovem Pan, BBC, UOL, Veja, SBT e Folha.