O buzz sobre o “surto do PM em Salvador” realmente ocorreu?

O tema “PM em surto” foi 100% inflado pelo bolsonarismo. Toda e qualquer análise que tente compreender o episódio precisa levar em conta essa ofensiva bolsonarista contra o episódio. Abaixo, as páginas e grupos que mais geraram engajamento explorando o episódio.

Dentre os links + compartilhados sobre o tema, o 10 primeiros são de sites caça-clique e/ou bolsonaristas: i7 News, Por Dentro da Política, Portal BR7, Feed Club, Pleno News, Opinião Crítica e Imprensa Brasil. O bolsonarismo contaminou todo e qualquer debate.

Se analisamos apenas comentários feitos em páginas de imprensa no Facebook temos um cenário mais nítido: apesar de 51,1% responderem a narrativa bolsonarista, outros 48,9% dos usuários repudiam a ação do PM/politização do caso e/ou lamentam as condições de trabalho da PM.

Em suma, o bolsonarismo inflou um buzz sobre o tema, extremamente artificial e inorgânico. Utilizaram-se para isso de sites bolsonaristas que fomentaram um viés “isso a mídia não mostra”. O tema, porém, pouco extrapolou os limites do bolsonarismo. No debate regular, orgânico, observamos outras preocupações como a saúde mental da servidores ligados à segurança pública, ausentes no discurso bolsonarista.