A Cúpula do clima nas redes sociais

Entre #ForaSalles e #FicaSalles, a cúpula do clima intensificou o debate sobre Meio Ambiente no Brasil. O agrupamento azul é formado por políticos de esquerda e progressistas, mídia, ativistas ambientais e personalidades criticando a política ambiental Salles/Bolsonaro. Já o bege é formado pela rede Bolsonarista

Além do claro isolamento, os bolsonaristas possuem quase o dobro de conexões, mesmo com menos atores envolvidos. Fazem muito barulho, todavia, engajam menos pessoas no debate. Ainda assim, houve predominância da rede progressista. Se depender do twitter, Salles perderia essa batalha (+).

Além disso, as sinalizações de Bolsonaro durante o discurso não parecem ter convencido. A rede continuou isolada após a fala, mostrando que pode contar apenas com os bolsonaristas. No Facebook, em análise feita a partir da reação de usuários a partir de 4.8 mil comentários em páginas de imprensa o cenário também foi péssimo para o governo:

CONTEXTO: Foram coletadas mais de 572 mil ocorrências no Twitter a partir de termos e hashtags ligadas direta ou indiretamente à Cúpula do Clima. Essa coleta foi realizada entre os dias 21 e 22/abril.