O “silêncio barulhento” de bolsonaristas sobre os caminhoneiros no Twitter

Anúncios

A hashtag em defesa de caminhoneiros bolsonaristas promovida hoje revelou algo estranho: reparem que atores centrais do bolsonarismo estão ausentes na ação. Isso é algo extremamente estranho ao bolsonarismo e pode sinalizar alguma “bateção de cabeça” nesse campo.

Imagem

Até aqui atores como Bia Kicis, Carla Zambelli, Carlos Jordy – dentre outros – perfis centrais do bolsonarismo sequer abordaram a pauta, sendo que a hashtag já aparece no TT’Brasil desde às 14h.

Em outros clusters isso poderia significar uma mobilização orgânica, mas não no bolsonarismo. O tipo de material produzido e a dinâmica de ação nas redes desse agrupamento é sempre muito bem guiada, hierarquizada e dirigida por atores centrais.

Anúncios

Enfim, me parece que há alguma confusão entre setores do bolsonarismo de como lidar com essas paralisações. Até porque, um governo asfixiado por uma crise econômica não pode se dar ao luxo de defender um lockout nacional.

Anúncios

UPDATE: Para reforçar a hipótese de bateção de cabeça: Bolsonaro pede para caminhoneiros abrirem mão das paralisações. José Medeiros postou mas apagou na sequência. Clique aqui para assistir.