PEC 55 ou Lei contra abuso de autoridade: escolha o seu lado?

Mais uma vez os dias 13, 14 e 15/12 foram marcados por intensos debates envolvendo PEC 55 [teto de gastos durante os próximos 20 anos] e PLS 280 [define os crimes de abuso de autoridade]. Monitorei o que rolou, nesses últimos dias, sobre o tema lá no Twitter. Alguns pontos interessantes valem ser ressaltado, como:

  • A importância que perfis não ligados diretamente ao debate político tiveram na divulgação dos malefícios da PEC 55. São perfis que não possuem a linguagem engessada de outros influenciadores que também atuaram contra a PEC no Twitter.
  • O aumento no número de jornalistas independentes e coberturas alternativas acerca das manifestações contra a PEC, repressão policial e bastidores de Brasília.
  • A presença do procurador Deltan Dallagnol entre os principais influenciadores do cluster de direita no Twitter, em grande parte pela defesa promovido por ele na #PLS280Não.
  • A forte divisão entre aqueles que são contra a PEC 55 e aqueles que são contra a PLS 280. Aparentemente, até aqui, os clusters têm escolhido um lado para atuar.
  • O enfraquecimento do tom jocoso entre os influenciadores de direita/cluster azul. Usuários como DaniloGentili e JOAQUINVOLTOU aparecem “afastados” dos principais influenciadores desse cluster.

Cluster 15.12.png

O resultado foi o grafo acima com 60.397 nós e 148.719 arestas. Nesse grafo, três grandes clusters chamam nossa atenção e foram separadas e analisados individualmente:

Cluster Vermelho – 19.079 nós e 53.966 arestas

Aqui dois agrupamentos predominam no cluster: o vermelho mais claro, que ocupa a maior parte do cluster, é formado por perfis/usuários ligados à políticos progressistas [jandira_feghali, gleisi, requiaopmdb e IvanValente], blogueiros [DCM_online, TheInterceptBr, cartamaior, brasil247], e movimentos sociais/partido [CUT_Brasil, uneoficial, PTnoSenado], entre outros como MidiaNINJA, j_livres, cartacapital, emirsader, stanleyburburin, etc.

Já o agrupamento sinalizado com um tom mais forte de vermelho, além da imprensa tradicional [folha, bbcbrasil, UOLNoticia], registra também perfis que demonstram dialogar para além do cluster já consolidado de usuários de esquerda/progressista. Usuários como torturra, GeorgMarques, delucca, manucaferreira, são em sua maioria jornalistas que abordam questões ligadas à PEC 55 de uma maneira não tão enviesada quanto a grande mídia, nem tão agressiva quanto os usuários do agrupamento anterior.

cluster-vermelho-19079-e-53966

Cluster Amarelo- 22.462 nós e 27.828 arestas

Aqui registro uma série de agrupamentos, com uma série de perfis/usuários que se sensibilizaram para a gravidade da PEC 55 e resolveram abordar o tema perante seus seguidores – não necessariamente envolvidos diariamente com o debate político brasileiro nas redes sociais online. Os argumentos político-acadêmicos do cluster anterior aqui dão lugar a ironias, memes [principalmente imagens] e ataques com humor contra aqueles que apoiaram/defenderam o governo Temer.

cluster-amarelo-22462-e-27828

Cluster Azul – 12.126 nós e 46.440 arestas

Aqui estão os usuários de direita/reacionários que atuaram em duas frentes: defender a PEC 55 [papel interpretado principalmente por usuários como ronaldocaiado, anamelialemos, blogdojefferson e BlogDoPim] e atacar a PLS 28a com a #PLS280Não [VemPraRua_br, MBLivre e deltanmd].

É interessante ressaltar o papel do procurador do MPF, Deltan Dallagnol [deltanmd] nesse cluster. Praticamente a “cara pública” das 10 medidas contra a Corrupção”, o procurador tem um papel de destaque aqui, formando uma forte rede entorno de seu perfil pessoal. Aqui, Deltan aparece como um dos sete principais influenciadores da rede.

cluster-azul-12126-e-46440