O silêncio dos (não) inocentes sobre a PL da grilagem

Avaliei a discussão sobre grilagem por 10 dias e pasmem: não há nenhum grupo significativo defendendo a #PL2633Nao por aqui. Corrobora minha teoria de que, quando se trata de Meio Ambiente, a estratégia é passar a boiada de forma silenciosa – e isso inclui não entrar debate:

Os grupos azul claro/escuro tratam do tema igualmente: sendo contra a lei e alertando que ela pretende legalizar o roubo de terras públicas. Os riscos para as florestas e os agricultores familiares são destacados por artistas, ativistas ambientais, ONGs e membros da esquerda.

Os grupos amarelo, verde e roxo também tem esse posicionamento, e trazem como resultado positivo a inclusão de novos usuários em defesa do Meio Ambiente e contra a PL da grilagem. @ARMY_HTP inclusive ajudou no tuitaço de hoje para pressionar Lira e demais deputados.

O grupo vermelho é o bolsonarista e é o único que fala de grilagem, mas não se posiciona contra a #PL2633Nao. Segundo eles, responsáveis por grilagem são as ONGs (vou deixar claro que isso é delírio). Mas o volume de menções é bem pequeno – apenas 3,84% no período analisado.

Em suma, mais de 95% do volume de publicações falam que #PL2633Nao e #GrilagemNao. Percebe-se uma grande revolta por ela ter sido aprovada para ser votada em regime de urgência – especialmente por alguns partidos como PDT e PSDB.