Nas redes, é Bolsonaro quem inviabiliza o debate sobre voto impresso

LIVE | Bolsonaro: para fora do campo bolsonarista, a maioria dos usuários não se mostra disposta a debater nada que seja proposto por Bolsonaro. Os usuários não fazem críticas ao #VotoImpresso em si, mas sim a tentativa bolsonarista de explorar o tema de maneira golpista.

Assim, dentre os 63,5% dos usuários que repudiaram a live de Bolsonaro, pouquíssimas são as menções diretas ao #VotoImpresso. Os ataques são direcionados ao presidente e ao fato de ele não trazer nenhum elemento novo para a argumentação bolsonarista.

Já bolsonaristas acusam quem critica a proposta de ser contra “mais transparência”, tentando inverter o debate: “expliquem vocês porque são contra”. Fato é que até aqui, para além do bolsonarismo, ninguém topou essa proposta e eles segue falando sozinhos sobre o tema.

Isso não exclui outro ponto: o volume de interações produzidos a partir da live de Bolsonaro ainda é impressionante, bem como o quão coeso é o campo bolsonarista ao tratar de um tema “que venha de cima”. Ainda assim, mais do que nunca, o bolsonarismo paga pelo isolacionismo.