Qual o peso do desfile militar no Twitter?

Entre as menções ao Bolsonaro nas últimas horas, a #tanqueciata mobilizou um cluster de apenas 22% de usuários bolsonaristas [cinza]. É interessante observar como Lula se destaca enfatizando a inflação e alertando para a “briga desnecessária” proposta por Bolsonaro.

Imagem

Já no campo lilás se destacam atores que enfatizam a retirada de direitos do Jovem Aprendiz e ironizam o voto impresso. O engajamento de clusters para além da polarização reforça a dificuldade que o bolsonarismo terá, cada vez mais, para pautar o debate como um todo.

Tem gente falando sobre voto impresso? Tem. Tem gente falando sobre #tanqueciata? Com certeza. Mas não são maioria. Cada vez mais diversos outros clusters alertam para temas específicos, como privatização dos Correios, retiradas de direitos e aumento no custo de vida.

Enfim, não caiam no conto de alguns atores. A urna e o voto impresso não são pautas nacionais, a fome e a inflação sim. Lula sabe disso. A população cada vez mais sente isso. E o bolsonarismo vai fazer o possível e impossível para fugir dessa pauta.